Pular para o conteúdo principal

A análise temporal na história: a abordagem de Braudel e a série "Dark"

 

A discussão sobre temporalidade na história é um tema fundamental e complexo, que tem sido objeto de debate entre historiadores e teóricos há muito tempo. Fernand Braudel, um dos principais expoentes da historiografia moderna, desenvolveu uma abordagem que propõe uma análise da história em diferentes camadas temporais, que se interconectam e se sobrepõem.

Braudel dividia o tempo histórico em três estratos: o longo prazo, que abrange as mudanças mais profundas e duradouras, como as estruturas econômicas e sociais; o médio prazo, que engloba os eventos políticos e culturais que acontecem em um intervalo de algumas décadas; e o curto prazo, que se refere aos acontecimentos cotidianos e às mudanças mais imediatas.

Essa abordagem pode ser aplicada a diferentes contextos históricos, incluindo produções culturais, como é o caso da série de streaming Dark, uma obra de ficção científica e de viagem no tempo que se passa em três períodos de tempo diferentes (1953, 1986 e 2019), e acompanha as consequências de um evento catastrófico que afeta gerações de personagens. No âmbito da série, o longo prazo se faz presente por meio das estruturas sociais e familiares que influenciam a trajetória dos personagens ao longo de décadas, incluindo as dinâmicas de poder e as relações entre pais e filhos. Já o médio prazo é caracterizado pelas transformações políticas e culturais ocorridas nos anos mencionados, as quais impactam de modo direto as escolhas e ações dos personagens. O curto prazo, por sua vez, é identificado nos acontecimentos cotidianos que constituem a trama da série, como as decisões tomadas pelos personagens e suas imediatas consequências na história. Ao aplicar a abordagem temporal de Braudel, Dark explora o efeito cumulativo de pequenos eventos e ações que, com o passar do tempo, acarretam impactos significativos e duradouros na vida dos personagens.

A discussão sobre a temporalidade na história é uma questão fundamental que envolve diferentes abordagens teóricas e metodológicas. A série Dark é um exemplo de como a temporalidade pode ser utilizada de forma criativa e complexa em uma produção cultural. A abordagem de Fernand Braudel é uma das muitas perspectivas que podem ser utilizadas para pensar esse tema complexo e fascinante, pois permite explorar o impacto de eventos em diferentes escalas temporais. Ao aplicar a abordagem de Braudel, Dark oferece uma visão rica e profunda da história e das relações humanas, pois explora as consequências de ações e eventos em diferentes momentos da história.

 


 

Referências

BRAUDEL, F. História e Ciências Sociais: a longa duração. Revista de História, [S. l.], v. 30, n. 62, p. 261-294, 1965. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.1965.123422. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/123422. Acesso em: 26 maio. 2023.

DARK. Criado por Baran bo Odar, Jantje Friese. Alemanha: Netflix, 2017-2020.

 

Jim Artie Roquette Valente, estudante de História da UNILA.

 

Postagens mais visitadas deste blog

A "Primavera dos Povos" na Era do Capital: historiografia e imagens das revoluções de 1848

  Segundo a leitura de Eric J. Hobsbawm em A Era do Capital , a Primavera dos Povos foi uma série de eventos gerados por movimentos revolucionários (liberais; nacionalista e socialistas) que eclodiram quase que simultaneamente pela Europa no ano de 1848, possuindo em comum um estilo e sentimento marcados por uma atmosfera romântico-utópica influenciada pela Revolução Francesa (1789). No início de 1848 a ideia de que revolução social estava por acontecer era iminente entre uma parcela dos pensadores contemporâneos e pode-se dizer que a velocidade das trocas de informações impulsionou o processo revolucionário na Europa, pois nunca houvera antes uma revolução que tivesse se espalhado de modo tão rápido e amplo. Com a monarquia francesa derrubada pela insurreição e a república proclamada no dia 24 de fevereiro, a revolução europeia foi iniciada. Por volta de 2 de março, a revolução havia chegado ao sudoeste alemão; em 6 de março a Bavária, 11 de março Berlim, 13 de março Viena, ...

A multidimensionalidade na migração de retorno de brasileiros e brasileiras do Paraguai (1970-2020)

  Fonte: Editora Acervus, 2025. O livro A multidimensionalidade na migração de retorno de brasileiros e brasileiras do Paraguai (1970-2020) é fruto da minha tese de doutorado, defendida pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, em agosto de 2024. A obra trata de um tema central nos estudos migratórios: o retorno. Este, mesmo sendo parte integrante da dinâmica da migração, é pouco estudado. Sendo assim, com base em amplo referencial teórico e trabalho de campo, visa-se demonstrar as múltiplas formas e causas da migração de retorno. Em termos teórico-metodológicos, trata-se de um estudo dos movimentos migratórios contemporâneos a partir do uso da história oral. A tessitura do corpus documental da pesquisa constituiu-se de entrevistas aprofundadas, que buscaram reconstituir trajetórias de vidas e de migrações, recolhidas entre migrantes retornados e retornadas, situados e situadas na fronteira entre os dois países no estado do Par...