Pular para o conteúdo principal

A análise temporal na história: a abordagem de Braudel e a série "Dark"

 

A discussão sobre temporalidade na história é um tema fundamental e complexo, que tem sido objeto de debate entre historiadores e teóricos há muito tempo. Fernand Braudel, um dos principais expoentes da historiografia moderna, desenvolveu uma abordagem que propõe uma análise da história em diferentes camadas temporais, que se interconectam e se sobrepõem.

Braudel dividia o tempo histórico em três estratos: o longo prazo, que abrange as mudanças mais profundas e duradouras, como as estruturas econômicas e sociais; o médio prazo, que engloba os eventos políticos e culturais que acontecem em um intervalo de algumas décadas; e o curto prazo, que se refere aos acontecimentos cotidianos e às mudanças mais imediatas.

Essa abordagem pode ser aplicada a diferentes contextos históricos, incluindo produções culturais, como é o caso da série de streaming Dark, uma obra de ficção científica e de viagem no tempo que se passa em três períodos de tempo diferentes (1953, 1986 e 2019), e acompanha as consequências de um evento catastrófico que afeta gerações de personagens. No âmbito da série, o longo prazo se faz presente por meio das estruturas sociais e familiares que influenciam a trajetória dos personagens ao longo de décadas, incluindo as dinâmicas de poder e as relações entre pais e filhos. Já o médio prazo é caracterizado pelas transformações políticas e culturais ocorridas nos anos mencionados, as quais impactam de modo direto as escolhas e ações dos personagens. O curto prazo, por sua vez, é identificado nos acontecimentos cotidianos que constituem a trama da série, como as decisões tomadas pelos personagens e suas imediatas consequências na história. Ao aplicar a abordagem temporal de Braudel, Dark explora o efeito cumulativo de pequenos eventos e ações que, com o passar do tempo, acarretam impactos significativos e duradouros na vida dos personagens.

A discussão sobre a temporalidade na história é uma questão fundamental que envolve diferentes abordagens teóricas e metodológicas. A série Dark é um exemplo de como a temporalidade pode ser utilizada de forma criativa e complexa em uma produção cultural. A abordagem de Fernand Braudel é uma das muitas perspectivas que podem ser utilizadas para pensar esse tema complexo e fascinante, pois permite explorar o impacto de eventos em diferentes escalas temporais. Ao aplicar a abordagem de Braudel, Dark oferece uma visão rica e profunda da história e das relações humanas, pois explora as consequências de ações e eventos em diferentes momentos da história.

 


 

Referências

BRAUDEL, F. História e Ciências Sociais: a longa duração. Revista de História, [S. l.], v. 30, n. 62, p. 261-294, 1965. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.1965.123422. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/123422. Acesso em: 26 maio. 2023.

DARK. Criado por Baran bo Odar, Jantje Friese. Alemanha: Netflix, 2017-2020.

 

Jim Artie Roquette Valente, estudante de História da UNILA.

 

Postagens mais visitadas deste blog

A política cultural da Revolução Cubana: o suplemento cultural "El Caimán Barbudo".

El Caimán Barbudo surgiu no ano de 1966, como encarte dentro do jornal Juventud Rebelde. O encarte tinha como objetivo mostrar a capacidade intelectual existente dentro dos novos escritores dos anos 50 em diante em Cuba, ou seja, o que o diretor Jesús Díaz realmente queria era que a juventude intelectual começasse a se desprender dos escritores mais antigos, como é o exemplo de José Martí.   El Caimán Barbudo teve suas crises logo no início, pois no primeiro ano Jesús Díaz teve que abandonar a direção do suplemento devido a artigos polêmicos, principalmente artigos de Herberto Padilla. A saída de Jesús Díaz deu origem à segunda fase do suplemento, quando se intensifica o controle da União de Jovens Comunistas sobre o jornal Juventud Rebelde.   A Revolução começou a se fixar em Cuba e a partir de então começava uma grande discussão para definir como seriam as obras revolucionárias, escolhas essas não somente de tema, mas também de linguagem, como se evidenciou no segundo ...

Preservação ambiental x Modernidade: O caso das cataratas

A evolução das tecnologias e de seu progresso na sociedade moderna pode causar em nós a impressão de que os avanços tecnológicos são, ou serão em breve, capazes de corrigir os danos ambientais acumulados de um extenso período de uso e exploração de recursos naturais pela sociedade moderna, cada vez mais numerosa e caracterizada principalmente pelo consumo. Entretanto, se torna cada vez mais clara uma crise ambiental marcada pelas mudanças climáticas, pela poluição do ar, da água e do solo, impactando a vida das pessoas e as relações econômicas nas sociedades, causando desequilíbrio nos ecossistemas. A perspectiva caótica da crise somada a falta das aguardadas soluções tecnológicas sugere uma revisão dos valores colocados nas relações entre o homem e a natureza, em direção a um desenvolvimento que seja essencialmente sustentável.  Disponível em: Google Maps, 2024. Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, PR. -25°68'18.8"N, -54°43'98.2"W, elevation 100M. 3D map, Buildi...