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Programação da II Semana Acadêmica de História da UNILA.

Confiram a programação de hoje da II Semana Acadêmica de História da UNILA!

MANHÃ

8:20 – 10:00 Oficina "Pensar História na América Latina" - Escola Barão do Rio Branco

Atividades educativas com estudantes do ensino médio de escolas estaduais de Foz do Iguaçu


TARDE

14:00 -18:00 MINICURSOS


Minicurso 3: O que é a História? – SALA 8

Prof. Edgardo Adrián López


NOITE

19:00 – 21:00 CINE DEBATE. SALA NEGRA 2

Filme: Un Cuento Chino (Argentina, Sebastián Borensztein, 2011)

Debatedores: Prof. Paulo Renato Silva e Profa. Mirian Oliveira
Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=K5lTnxBl-OE
 
As atividades ocorrem na UNILA Centro. Participem e divulguem!

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A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

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Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!