Hoje
começaremos uma série especial sobre história das migrações. Retomaremos uma
atividade muito interessante realizada durante a Semana Acadêmica de História
da Unila anunciada aqui no blog. Entre os dias 24 e 26 de agosto, nas escolas
estaduais Presidente Castelo Branco e Barão do Rio Branco, uma equipe de
professores e estudantes da Unila desenvolveu uma dinâmica com estudantes de
ensino médio e magistério. A oficina “Pensar História na América Latina”
trabalhou a temática da história das migrações através da história familiar dos
estudantes. Utilizamos mapas que mostravam diferentes processos migratórios
para a América Latina e o Brasil em distintos momentos históricos (como o mapa
abaixo, extraído de ADAS, Melhem. Panorama
geográfico brasileiro. São Paulo: Moderna, 2004, p. 285).

Em um
primeiro momento, com a classe disposta em um círculo, questionamos os alunos
se eles mesmos se imaginavam migrantes, isto é, se pensavam em sair de Foz do
Iguaçu em algum momento de suas vidas.
Atividade de abertura na Escola
Presidente Castelo Branco
Em
seguida, os estudantes, divididos em grupos, compartilharam histórias
familiares de migração, apontando os elementos que indicavam a origem e as
tradições culturais de suas famílias. Comentaram elementos como fotos, objetos,
receitas culinárias, expressões de linguagem, entre outros. A atividade
estimulou uma reflexão sobre a construção da memória das migrações na região da
Tríplice Fronteira e sobre a escrita da história a partir de diversas fontes,
materiais ou imateriais.
Discussões em grupo na Escola Barão
do Rio Branco
A equipe da Unila com a equipe da
Escola Barão do Rio Branco
Aproveitando essa experiência nas escolas de Foz do Iguaçu, faremos uma
série de postagens trazendo vídeos e artigos relacionados à temática das
migrações.
Profa. Mirian Santos Ribeiro de Oliveira.
Prof. Pedro Afonso Cristovão dos Santos.
Profa. Mirian Santos Ribeiro de Oliveira.
Prof. Pedro Afonso Cristovão dos Santos.