Seguimos publicando em nosso blog entrevistas com historiadores formadxs no curso de História - América Latina da UNILA. Hoje, publicamos a conversa com Vagner Vieira, em mais uma chance de conhecer melhor a experiência de estudar História na UNILA. Boa leitura!
Vagner, muito obrigado por aceitar a
entrevista. Inicialmente eu gostaria que você se apresentasse aos nossos
leitores e leitoras.
Vagner Vieira: Meu nome é Vagner Vieira, sou natural do
interior do estado de Santa Catarina (nasci na cidade de Rio do Sul). Depois de
ter cursado a graduação em Ciências Sociais, pela Universidade do Vale do
Itajaí – UNIVALI, em Itajaí (SC), resolvi ir para Foz do Iguaçu (PR), após passar
para o curso de Engenharia Civil de Infraestrutura, no ano de 2012. Cursei
Engenharia Civil até o primeiro semestre de 2013, quando por transferência
interna passei a cursar História – América Latina. Fui para Foz do Iguaçu atraído
pelo caráter de integração da universidade. O fato de ser uma instituição de
ensino com estudantes de vários países da América Latina foi fundamental para
minha escolha.
O que te levou a cursar História-América Latina
na UNILA?
Na UNILA, iniciei a graduação em Engenharia Civil de
Infraestrutura. Porém, logo me vi desmotivado com a graduação inicial. Como
sempre tive interesse na “área de humanas”, optei em tentar a transferência
interna entre os cursos de História e Geografia. Busquei algumas referências e
acabei optando pelo curso de História.
Muitos estudantes de História costumam relatar
impactos no curso ao se depararem com algo bem diferente do que conheciam ou
acreditavam. Você teria algum exemplo para dividir conosco?
Acredito que o primeiro grande impacto que passei no curso
de História foi perceber que ser historiador não é apenas conhecer e memorizar
acontecimentos, personagens e datas históricas. A disciplina que mais me
impactou por trazer temas e leituras que eu não conhecia foi a de História e
Gênero na América Latina [ministrada pela professora Cleusa Gomes da Silva].
Como o curso contribuiu para aprofundar ou
mudar o seu conhecimento sobre a América Latina? Como foi o convívio e o
aprendizado com professores e estudantes de outros países?
Diferente do que aprendi no ensino fundamental e médio ao
longo dos meus estudos, passei a dar maior valor e ter maior interesse na
história da América Latina. Contribuíram, sobremaneira, as viagens que realizamos
com o curso. Recordo-me da visita às Missões no Paraguai e Argentina.
Na monografia de conclusão de curso você
analisou o Partido dos Trabalhadores. Para você, o que foi mais surpreendente
na pesquisa?
Meu trabalho de conclusão foi sobre o Partido dos
Trabalhadores (PT). Fiz um levantamento histórico da sua fundação até o início
do primeiro ano de governo do ex-presidente Lula. O que me marcou foram as novas
possibilidades de pesquisa alcançadas pelas novas tecnologias, principalmente
com a informatização. Por exemplo, eu pude obter através da internet os áudios
originais da conferência realizada no Brasil no final dos anos 1970 pela antiga
corrente política Alicerce, uma das fundadoras do PT, conferência histórica que iniciou a construção de um partido dos trabalhadores no Brasil.
Que caminhos profissionais você seguiu após
formar-se na UNILA? Como sua formação te ajudou ou te ajuda no trabalho?
Depois que terminei a graduação, retornei para meu estado de origem, Santa Catarina. Atualmente, resido no município de Balneário Camboriú. Estando aqui, busquei a licenciatura através de um programa para graduados não licenciados do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Nesse meio tempo, lecionei em duas escolas do município vizinho (Penha), como professor substituto. Em 2021, irei iniciar o Mestrado em Educação pelo Instituto Federal Catarinense – IFC no município de Camboriú.
Referência:
VIEIRA, Vagner. O Partido dos Trabalhadores (PT): da sua criação a chegada ao poder. 2018. 117 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em História – América Latina – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018.
Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3862, acesso em 20/05/2021.