Pular para o conteúdo principal

“El repase” (1888), de Ramón Muñiz



El repase (1888) é um quadro feito pelo pintor espanhol, radicado no Peru, Ramón Muñiz, que denuncia a violência e destaca a participação feminina na Guerra do Pacífico (conflito bélico onde Chile enfrentou Bolívia e Peru, ocorrido entre 1879 e 1883, motivado, principalmente, pela posse de uma área inabitada no norte do deserto do Atacama rica em minérios). O conflito teve uma grande participação de mulheres, conhecidas como “rabonas”, que acompanhavam seus maridos ou filhos, e se encarregavam de cozinhar, lavar os uniformes, cuidar dos ferimentos e, em algumas ocasiões, lutaram ao lado dos homens. Na pintura acima observamos a figura de uma mulher (rabona) de ascendência indígena (provavelmente peruana, devido às características do uniforme de seu marido) que clama por piedade para um soldado chileno. A atitude tomada pela “rabona” é classificada como “el repase”, que é definido como um pedido de compaixão do derrotado que não dispõe de defesa. Ao seu lado vemos o cadáver de uma criança e de um homem, provavelmente seu filho e seu marido.  É interessante notar que a alegoria representa a violência desenfreada que a guerra proporcionou, de ambos os lados. Isso pode ser notado devido a figura dos mortos, dos dois lados do campo de combate, e pela batalha ao fundo. Outro detalhe curioso é que fica evidente a vantagem do lado chileno. Vale lembrar que o Chile venceu o conflito, anexando importantes áreas do Peru e fechando o acesso ao mar da Bolívia.

Paulo Alves Pereira Júnior – Acadêmico de História pela UNILA.

Postagens mais visitadas deste blog

Política de proteção patrimonial do Iguaçu: contexto e legislação na atualidade

No ano de 2024, Foz do Iguaçu conquistou um grande passo na preservação de sua memória histórica, onde pela primeira vez tem aplicado e discutido de forma coerente as ações de tombamento dos espaços históricos da cidade. Essa prática, que já é comum em grande parte do país, demorou para se concretizar na cidade, uma vez que a antiga legislação de proteção patrimonial não mostrava-se suficiente para garantir a salvaguarda dos locais. Este texto tem como objetivo informar e discutir a atual política patrimonial da cidade, uma vez que estão ocorrendo diversos movimentos de preservação, mas não se tem o conhecimento do grande público. Para isso é necessário compreender o desenvolvimento das práticas de proteção, assim como apresentar as ações desenvolvidas pelo Conselho Municipal de Patrimônio (Cepac) no ano de 2024. Fonte: Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Cepac) Em 1914, Foz do Iguaçu elevou-se à categoria de município, alcançando sua independência de Guarapuava. Hoje com 110...

Viagem à Terra de Gandhi: Martin Luther King Jr. na Índia (1959)

Na postagem sobre Quadrinhos e História , apresentamos algumas possibilidades de exploração das relações entre o gênero das histórias em quadrinhos e a disciplina da História. Concentrando-nos em trabalhos produzidos na Ásia ou que remetessem àquela região do mundo, conhecemos um pouco da proposta editorial da Tara Books , companhia estabelecida no Sul da Índia. No texto desta semana, adotaremos como ponto de partida para nossa discussão outro quadrinho da Tara Books publicado em língua portuguesa, chamado Vejo a Terra Prometida: A Vida de Martin Luther King (2011). Nesta obra, as ligações entre um dos líderes da luta pelos direitos civis nos EUA e o Sul da Ásia aparecem em, pelo menos, duas dimensões diferentes: a colaboração entre artistas das duas regiões; a representação da viagem de King à Índia, entendida pelo reverendo estadunidense como “uma peregrinação” à terra daquele que havia inspirado sua própria percepção de não violência, Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948). Mart...