Pular para o conteúdo principal

Arquivos comestíveis: história e biodiversidade no Sul da Ásia

Em nossa nova postagem da série de temas em História da Ásia, publicadas sempre na última semana do mês pelo Blog de História da UNILA, destacamos dois olhares diferentes sobre alimentação, história e arquivística. Estudos em história da alimentação, em toda sua riqueza, permitem-nos pensar sobre a história de alimentos específicos, técnicas de preparação e hábitos de consumo ao longo do tempo, entre outras possibilidades. Entre as fontes a que recorrem historiadoras e historiadores para elaborar seus estudos sobre alimentação, encontramos documentos variados, como cadernos e livros de receitas, registros comerciais e textos literários, por exemplo. Nesta postagem, gostaríamos de apresentar uma discussão centrada nos alimentos vivos – como sementes ou preparados para consumo – e em sua capacidade de construir arquivos, a partir de uma experiência recente no Sul da Ásia. Boa leitura!

 

Arquivos comestíveis: história e biodiversidade no Sul da Ásia

 

Processos de modernização agrícola que ficaram conhecidos como “Revolução Verde” foram implementados, na década de 1960, em diferentes regiões do mundo em desenvolvimento. Na Índia, sob a administração da Primeira-Ministra Indira Gandhi, a Revolução Verde envolveu, a partir de 1967, o plantio de novas variedades de sementes de trigo, arroz, algodão e amendoim, em diferentes regiões do país. Foram identificados distritos com irrigação disponível e comunidades de agricultores mais dispostas a cultivar as novas sementes e aplicar fertilizantes químicos a suas plantações. A quantidade de alimentos colhidos aumentou significativamente no período, reduziu a dependência da chuva para o sucesso da colheita e, em consequência disso, medidas de combate à fome puderam ser implementadas de forma mais sistemática (GUHA, 2007, p. 442-3).

A Revolução Verde teve, no entanto, vários efeitos colaterais no período de sua implementação, como o uso intensivo de agrotóxicos e suas consequências nefastas, empobrecimento do solo e êxodo rural, estimulado pela mecanização e decorrente redução da quantidade de mão de obra empregada no campo. Alguns desdobramentos da Revolução Verde ainda visíveis no presente são discutidos no documentário Os Despossuídos (The Dispossessed, 2017), de Mathieu Roy, filmado em vários países.

Nesta postagem, exploraremos uma consequência não antecipada específica da Revolução Verde, a perda da diversidade genética, assim como destacaremos seus impactos sobre o cultivo de um cereal em particular: o arroz. A partir da experiência do projeto Edible Archives (a princípio itinerante, mas, atualmente, estabelecido em Goa, na Índia) e da construção de bancos de sementes em vários lugares do mundo, refletiremos sobre relações possíveis entre arquivística e diversidade genética e alimentar.


“Possibilidades para uma vida não alienada”, tema da Bienal de Artes de Kochi-Muziris 2018.

Foto: Mirian S. R. de Oliveira, 02/02/2019

A partir do final da década de 1960, na Índia, a opção pelo plantio de sementes híbridas que garantissem alta produtividade promoveu a homogeneização e a redução das variedades de arroz cultivados. Embora alguns agricultores tenham mantido o cultivo de alguns tipos de arroz regionais para consumo próprio, muitos deles se perderam. Tendo em vista a importância do arroz para a alimentação cotidiana no subcontinente indiano, a perda da variedade deste cereal implicou também, em grande medida, empobrecimento em termos nutricionais e, em última instância, culturais. Como em outras partes do mundo, os alimentos locais figuram em narrativas orais, rituais religiosos e expressões artísticas diversas. Preocupações desta natureza atraíram, cerca de cinquenta anos depois, o interesse de cozinheiras e pesquisadoras como Anumitra Ghosh Dastidar e Prima Kurien, do projeto Edible Archives (Arquivos Comestíveis). Em 2018, elas puseram em prática planos anteriores de criar uma cozinha comunitária comandada por mulheres que combinasse culinária e pesquisa sobre tipos de arroz cultivados em diferentes regiões do país. Viajaram pelo subcontinente indiano, coletando variedades de arroz caídas no esquecimento, de cores e texturas múltiplas. Neste mesmo ano, integraram a Bienal de Artes de Kochi-Muziris, em Kerala, em um espaço do evento que refletia sobre os aspectos criativos, colaborativos e arquivísticos da alimentação. Durante três meses, serviram cerca de 40 variedades autóctones de arroz e ofereceram uma oficina chamada “Receitas de Arroz e Recordações”, que, além de palestras e demonstrações culinárias, incluiu o resgate de memórias e até mesmo músicas regionais sobre o arroz (RAMADURAI, 2019).



Conduzidos pelas cozinheiras e pesquisadoras indianas, pensemos, ainda que brevemente, sobre as possibilidades de construção de arquivos vivos, comestíveis. O projeto Edible Archives envolve pesquisa de fontes – neste caso, tipos diferentes de arroz –, documentação (registro de rituais e conhecimentos tradicionais associados ao cultivo e consumo de arroz) e conservação. Mas o que poderia substituir os procedimentos convencionais de formação de arquivos de documentos históricos? As práticas de cozinhar e degustar o arroz, responde a equipe do Edible Archives a uma entrevista do ano de 2019:

'Normalmente, nós pensamos em arquivos como algo escrito, guardado em uma biblioteca ou museu. Cada um de nós tem um arquivo próprio, que está relacionado a todas as nossas experiências e conhecimentos, e também a todas as experiências sensoriais que tivemos’, diz a chef Anumitra. Seguindo a mesma linha de raciocínio, um arquivo comestível é composto de toda a comida que já provamos. Embora seja facilmente negligenciado, o paladar é um dos modos essenciais pelos quais nos lembramos. (KOCHI BIENNALE FOUNDATION, 2019, p. 12, tradução nossa)

A ideia seria, portanto, não apenas preservar memórias do arroz (o que nos remeteria aos já mencionados conhecimentos tradicionais sobre o cultivo, preparo, degustação e empregos rituais do cereal) mas reativá-las a cada refeição preparada e servida. À primeira vista, temos a impressão de estar diante de um “arquivo efêmero”, uma vez que as refeições são consumidas e, a princípio, desaparecem do ponto de vista sensível. Entretanto, a rememoração da preparação de variedades de alimentos regionais pode estimular que alimentos, práticas agrícolas e culinárias sejam preservados, transmitidos e transformados através do tempo.

Variedades de arroz servidas pelo projeto Edible Archives na Bienal de Artes de Kochi Muziris 2018


Na porção final de nossa postagem, gostaríamos de comentar outra proposta de conservação da diversidade genética afetada pela Revolução Verde: a construção de bancos de sementes a partir da década de 1960. Otto H. Frankel, geneticista de origem austríaca, foi um dos primeiros pesquisadores a defender a prática de coletar e preservar sementes de plantas utilizadas na alimentação de seres humanos como modo de evitar a perda irreversível de variedades regionais. Os intensos debates em torno dos melhores métodos de idealização e implementação dos bancos de sementes não serão reproduzidos e comentados aqui. Limitaremos nossa exposição à explicação de que o método mais comumente adotado é o de retirada das sementes de seu local de origem e de cultivo habituais e de armazenamento em um local especialmente preparado para sua preservação. Entre os bancos dedicados à preservação de arroz, podemos citar aquele mantido pelo Instituto Internacional de Pesquisas sobre o Arroz (International Rice Research Institute), nas Filipinas.

A finalidade principal desta estratégia seria permitir a recuperação, no futuro, do material genético guardado nos bancos de modo a resgatar, na medida do possível, a diversidade genética de uma região. A noção de latência é central, neste caso. As sementes, como fontes históricas, forneceriam registros semelhantes a fotografias de um momento de vida específico de uma planta. Atuariam, também, como “procuradoras” das plantas vivas, uma vez que carregam as informações genéticas e a possibilidade de trazer à vida novamente uma variedade de alimento. “Os bancos de sementes funcionariam, desta forma, como arquivos que tornam acessíveis, no futuro, registros do passado de um cultivo” (PERES, 2016, p. 102, tradução nossa).

As sementes plantadas em solos e ecossistemas posicionados em algum ponto do futuro e em alguma área geográfica particular gerariam inúmeras possibilidades de resgate (com as informações genéticas do passado) e de inovação (em um terreno distinto das condições iniciais de preservação das sementes). Como em todo processo de seleção de documentos que comporão um arquivo (ou de curadoria, para a formação do acervo de um museu), reflexões sobre o que preservar (quantas e quais sementes, de que variedades de alimentos), como preservar e a finalidade da formação deste acervo são decerto importantes. Em um processo que liga de forma tão inequívoca a conservação do passado ao futuro, não se pode deixar de acrescentar a ponderação de que as escolhas relacionadas a um “arquivo vivo”, como este representado pelas sementes, são indissociáveis do valor que atribuímos ao futuro (PERES, 2016) – como indivíduos e como espécie.

 

Referências

 

GUHA, R. Leftward Turns. In: GUHA, R. India after Gandhi. The history of the world’s largest democracy. New York: Harper Perennial, 2008, p. 417-444.

KOCHI BIENNALE FOUNDATION. Eat. At Kochi-Muziris Biennale 2018, food become a creative arena for archiving, collaboration and community gathering. Kochi Contemporary, 2019, p. 12.

LAHIRI, J. O Xará. São Paulo: Editora Globo, 2014.

PERES, S. Saving the gene pool for the future: seed banks as archives. Studies in History and Philosophy of Biological and Biomedical Sciences, n. 55, 2016, p. 96-104. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1369848615001284?via%3Dihub> Acesso em: 15 set. 2020

RAMADURAI, C. Edible Archives Project Aims To Revive Hundreds Of Vanishing Indian Rice Strains. National Public Radio, 12 abr. 2019. Disponível em:  <https://www.npr.org/sections/thesalt/2019/04/12/709979787/edible-archives-project-aims-to-revive-hundreds-of-vanishing-indian-rice-strains> Acesso em: 17 set. 2020

 

Websites:

Edible Archives: https://ediblearchives.com/

Kochi Bienalle Foundation: http://www.kochimuzirisbiennale.org/

 

Mirian Santos Ribeiro de Oliveira, professora de História da Ásia na UNILA

 

Postagens relacionadas:

História, migração e alimentação

Na fronteira entre Índia e Paquistão: música e história como ferramentas para repensar e elaborar o sofrimento da Partilha



Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

Entre Maria e Marianne: A figura feminina como símbolo da República Brasileira.

Nos textos anteriores sobre a formação do imaginário republicano no Brasil, observamos a transformação de um homem em herói nacional e a importância dos símbolos nacionais.Analisaremos a tentativa dos republicanos em implantar a figura feminina no imaginário popular brasileiro. "A aceitação do símbolo na França e sua rejeição no Brasil permitem, mediante a comparação por contraste, esclarecer aspectos das duas sociedades e das duas repúblicas." (CARVALHO, José Murilo de. A Formação das Almas – O Imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p.14). A figura feminina já era utilizada na França desde a Revolução Francesa. Antes, a monarquia era representada pela figura masculina do Rei, porém com a proclamação da República essa figura tinha que ser substituída por um novo símbolo, assim começou-se a adotar a imagem da mulher. Na Roma Antiga a figura feminina já era um símbolo de liberdade. Com o avanço da Revolução Francesa, os franceses começar