Pular para o conteúdo principal

Mestrado em História da UNILA com inscrições abertas! (Até 31 de outubro)

 


 

 

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) divulga o edital para o processo seletivo ao curso de Mestrado. Período de inscrição: 19 de setembro de 2022 a 31 de outubro de 2022, e o início das aulas está previsto para 2023. Das 26 vagas que estão sendo ofertadas, até onze vagas serão destinadas à política de ações afirmativas, para pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas), pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, pessoas autodeclaradas trans, pessoas refugiadas ou solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário que optarem por participar do processo seletivo nesta modalidade de vaga. Todas as informações podem ser consultadas no edital do processo seletivo (Link: https://documentos.unila.edu.br/editais/p-s-gradua-o-ppg-his/17-3)


As vagas destinam-se a candidatos com diploma de nível superior e que desejam desenvolver pesquisas que se vinculem às duas linhas do programa: Modernidades, instituições e linguagens e Movimentos sociais, fluxos culturais e identidades. Candidatos(as) que não concluíram a graduação até o momento da inscrição no processo seletivo deverão anexar uma declaração de sua instituição de ensino sobre a condição de provável concluinte ou com a data da colação de grau em tempo hábil.


Para mais informações sobre o mestrado em História, acesse a página do Programa. (Link: https://portal.unila.edu.br/mestrado/historia )

Postagens mais visitadas deste blog

O «progresso» (Moreno, 1966: 143).

A política cultural da Revolução Cubana: o suplemento cultural "El Caimán Barbudo".

El Caimán Barbudo surgiu no ano de 1966, como encarte dentro do jornal Juventud Rebelde. O encarte tinha como objetivo mostrar a capacidade intelectual existente dentro dos novos escritores dos anos 50 em diante em Cuba, ou seja, o que o diretor Jesús Díaz realmente queria era que a juventude intelectual começasse a se desprender dos escritores mais antigos, como é o exemplo de José Martí.   El Caimán Barbudo teve suas crises logo no início, pois no primeiro ano Jesús Díaz teve que abandonar a direção do suplemento devido a artigos polêmicos, principalmente artigos de Herberto Padilla. A saída de Jesús Díaz deu origem à segunda fase do suplemento, quando se intensifica o controle da União de Jovens Comunistas sobre o jornal Juventud Rebelde.   A Revolução começou a se fixar em Cuba e a partir de então começava uma grande discussão para definir como seriam as obras revolucionárias, escolhas essas não somente de tema, mas também de linguagem, como se evidenciou no segundo ...